quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"O mártir é livre e não depende dos poderes do mundo", afirma Papa.

view
Assim como no último Ângelus, também em seu discurso pela audiência geral da semana realizada nesta quarta-feira o Papa abordou a questão do martírio. Bento XVI dedicou a catequese da audiência aos santos mártires Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz) e Maximiliano Kolbe, cujos dias são celebrados pela Igreja em breve.
Bento XVI disse que o mártir é um exemplo a ser seguido "num tempo como o nosso, em que parecem prevalecer o egoísmo e o individualismo". "O mártir é uma pessoa absolutamente livre, diante do poder e do mundo", destacou o Papa.
As solenidades dos santos Teresa Benedita da Cruz, também conhecida como Edith Stein, e Padre Maximiliano Kolbe acontecem nos dias 9 e 14 de agosto, respectivamente. Dedicando a catequese a essas duas figuras, o Papa diz que "o martírio é um grande ato de amor e uma resposta ao imenso amor de Deus" que dá liberdade. Segundo o pontífice, a "graça de Deus não suprime ou sufoca a liberdade de quem enfrenta o martírio", mas dá "uma liberdade diante do poder e do mundo exercitada em um supremo ato de fé, esperança e caridade realizados por quem sacrifica a própria vida para ser associado em modo total ao sacrifício de Jesus".
Aos que estavam presentes no pátio do palácio apostólico de Castel Gandolfo, o Papa disse que "ninguém é excluído do chamado à santidade, à medida alta da existência, a colocar Cristo em primeiro lugar para transformar a nossa vida e o mundo", e por isto os cristãos devem "assumir como primeiro e fundamental compromisso o de crescer a cada dia em um amor maior por Deus e pelos irmãos, transformar a nossa mesma vida e transformar assim o nosso mundo".
O convite do pontífice à santidade se repete também nas saudações em diversas línguas. Aos brasileiros e portugueses presentes - entre os três mil fiéis presentes havia um grupo do Rio de Janeiro -, o Papa pediu que "a intercessão dos mártires vos ajude a assumir o empenho de crescer a cada dia no amor a Deus e aos irmãos, para que assim possais transformar o mundo".
A tradicional audiência geral de quarta-feira, no mês de agosto, se transfere a Castel Gandolfo, onde o Papa permanece até o fim do verão. As audiências são realizadas semanalmente no pátio do Palácio Apostólico.

Fonte: www.gaudiumpress.org 12.08.2010

Nenhum comentário: