sexta-feira, 16 de março de 2012

Há quinze anos

Boas ou sofridas as memórias nos acompanharão por toda a nossa vida.
Há quem afirme que não se vive do passado. É verdade. Um passado que constantemente retorna para assombrar precisa ser exorcizado e acolhido com fraternidade para se tornar um irmão a mais no caminho da vida.
Porém, lembrar, fazer memória, é próprio de nossa humanidade.
E é assim que celebro a data de hoje. Há quinze anos, dez horas da manhã, na cidade de Floraí-PR, estávamos muitos amigos e irmãos na fé reunidos para minha ordenação presbiteral. Enfim chegara o momento tão esperado.
Foi um momento de fé, mas de ansiedade, expectativa, e por fim, de realização.
Eu sabia que a caminhada não chegara ao seu termo. Mas era mais uma etapa superada.
Aguardava ansioso a possibilidade de presidir minha primeira missa, celebrar os primeiros sacramentos, assumir minha primeira paróquia.
E, com o tempo, tudo isso foi acontecendo. E quanto êxtase a cada passo.
Passados quinze anos já percebo muitas marcas do tempo. Não sou mais aquele jovem sem experiência e com a convicção  de possuir muitas verdades. Sou um cristão adulto com a convicção de que há muitas verdades a serem descobertas e colocadas em prática.
Tenho consciência de minhas falhas e por elas peço perdão. Algumas delas insistem em manter-se no palco, sob a ribalta, mas há uma Luz muito mais forte que coloca todos os atores nos seus devidos papéis. E assim, a vida segue seu curso.
Agradeço tudo que recebi ao longo desses anos. Quantas amizades construídas, quantas experiências vividas na partilha da fé, quantos bons momentos... O Senhor prometeu, o Senhor cumpriu: cem vezes mais já neste mundo.
Obrigado a todos que compartilham este momento comigo com sua presença, com sua oração. Obrigado Deus, por confirmar a cada dia a minha vocação. "Para fazer, não a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" Jo 6,38.

Nenhum comentário: