domingo, 25 de outubro de 2009

Carta de Dom Anuar Battisti aos Jovens - Parte 4

4 - AFETIVIDADE: SEXUALIDADE, COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Ninguém vive sem afetos. A afetividade é a base para se construir a nossa existência. O nosso ser é todo sexuado, comunicativo e de relacionamentos.
Precisamos entender melhor como cultivar a afetividade em nossa vida. A afetividade é a força que mora dentro de nós e que nos leva a transmitir a nossa sexualidade, o desejo de nos comunicarmos com o outro e criarmos relacionamentos de amizade verdadeira. Envolto em tudo isso está o amor, que dá o sentido do prazer e do reconhecimento do outro. Tudo isso é maravilhoso, pois lida com a sensibilidade humana, com os sentimentos mais profundos da pessoa, com o amar e o ser amado.
A afetividade não é abstração; é algo concreto. Ninguém tem afeto por uma idéia, uma filosofia, uma teoria. A afetividade supõe um grau de interação entre pessoas concretas. Por isso, há algumas situações de vivência da afetividade:
1º - A afetividade é sexualidade: o exercício da sexualidade enriquece a pessoa. O sexo deve ser vivenciado numa relação de liberdade e responsabilidade.
Quando não há estes dois fatores torna-se sentimento egocêntrico, próprio de pessoas imaturas e irresponsáveis com o outro. A igreja não é contra o sexo. Negar a sexualidade é negar a própria condição humana. Não existe pessoa assexuada. Ao contrário, a Igreja vê no sexo a transmissão sagrada da vida, o encontro transcendente entre duas pessoas que se amam.
Com o que não dá para concordar, porém, é com a banalização da sexualidade, com o prazer genital apenas, como se fosse uma mercadoria à venda. Sexo é coisa sagrada. Tão sagrada que Deus o colocou dentro do casamento.
2º - A afetividade é comunicação: todo o nosso corpo comunica o que somos. A comunicação está presente em todas as pessoas; e para comunicar os nossos sentimentos, idéias e opiniões, usamos nossa afetividade. É assim que acontece quando cantamos, dançamos, rezamos, fazemos teatro, escrevemos, conversamos... tudo isso comunica o que somos – afetos. Ninguém morre por falta de sexo, mas por falta de afetos.
Por isso, precisamos cultivar uma intensa afetividade em nós, cuidar de nossa auto-estima, exercitar os bons relacionamentos, o respeito pelo outro, a liberdade consigo mesmo.
3º - A afetividade é relacionamento: ninguém vive sozinho. Somos seres em relação, construímos nossa afetividade nos relacionamentos sólidos e verdadeiros. Quem vive de falsidades e aparências está construindo relacionamentos provisórios e decadentes. Quando cai a máscara da falsidade, as pessoas se afastam porque não encontraram autenticidade. Muitas vezes se esquece que os verdadeiros relacionamentos são constituídos de amor, confiança, liberdade, e estes duram para sempre.
Quantos jovens estão feridos na sua afetividade, na sua sexualidade, nos seus relacionamentos, porque faltou harmonia entre a razão e o coração. Com certeza o “coração tem razões que a própria razão desconhece”, porém nada se consegue se não existir disciplina, auto-controle, renúncia. Atletas jovens com ideais desafiadores “chegam lá” lutando incansavelmente, fazendo sacrifícios até da solidão e do isolamento.
Quanto suor e esforço para ter a satisfação de um prêmio, somente para este mundo. O que não deveríamos fazer para receber não um prêmio e sim uma herança, a herança eterna?
Nosso querido Dom Helder Câmara dizia:
“O único evangelho que muitas pessoas vão ler é o nosso exemplo de vida”. Este evangelho você já começou a escrever? Você não é mais criança. O que você está escrevendo só quem convive com você sabe ler, e só saberá escrever aquele que vive integrado com os outros. Na medida em que você se isola, perde a dimensão da união, de relacionamentos verdadeiros, de confronto com o diferente. O sentido da vida está na permanente busca de relações com os outros e com o totalmente Outro, deixando de lado qualquer vantagem pessoal.
Não pare, não desista. Busque, saia de si, vá ao encontro do outro, faça amizade, fale das coisas do coração, deixe de lado a vergonha de ser jovem cristão. Ame a você mesmo, acredite nas suas capacidades. Não importa onde você se encontra: venha somar com os outros jovens na comunidade cristã, que canta, reza e dá testemunho. Integre e entregue a sua vida, a sua afetividade, a sua sexualidade, convivendo e comunicando através de amizades verdadeiras.
Você vai ganhar tudo, porque é transparente. Não precisa esconder nada, porque ao seu lado alguém vai estar sempre, o jovem Jesus de Nazaré. Ele estará sempre com você, Ele o ama e preenche todo o vazio de sua vida. Assim o Evangelho mais lido na comunidade será o exemplo de sua vida. Viva a vida comunicando e comunique-a vivendo.


Nenhum comentário: