domingo, 25 de outubro de 2009

Carta de Dom Anuar Battisti aos Jovens - Parte 3

3 - AS DIMENSÕES DA PESSOA HUMANA


O ser humano é uma totalidade constituída de corpo, alma e espírito (cf. 1Ts 5,23). O corpo é a nossa dimensão biológica, material, física. A alma são nossos afetos e razão, potência de amar e discernir o que é bom ou mau. Enquanto o nosso espírito é a capacidade que temos de transcender, de encontrar Deus. Todo ser humano possui estas três dimensões; se faltar uma delas deixa de ser uma pessoa madura e dona de si.
Está muito em voga concentrar a vida em apenas uma dimensão em detrimento das outras. Fala-se muito do aspecto material da pessoa, reforçando apenas a dimensão corporal. Valorizar o corpo é algo bom e necessário quando se refere a praticar esportes, cuidar da saúde física, ter boa alimentação etc. O que não pode acontecer é considerar o ser humano apenas como corpo. A consequência é inevitavelmente viver a vida no materialismo, ressaltando apenas as necessidades biológicas, materiais e físicas. Outro risco é desconsiderar o corpo e pensar que somos apenas espírito, relação de transcendentalidade, de mística. O perigo de se centrar somente nesta dimensão é esquecer a vida concreta, histórica, cotidiana, como se ela não existisse. Por fim, cair no racionalismo nos remeteria a uma vida meramente intelectualista, sem transcendência nem contato com o mundo histórico.
O que seria ideal? Viver o equilíbrio destas três dimensões humanas. Por isso, querido jovem, proponho três metas para alcançar o equilíbrio e a integração destas dimensões:
1. Disponibilizar tempo para cuidar do material, do corpo humano e do corpo social, constituído de pessoas concretas e históricas. Nesta dimensão entra o compromisso com o bem do outro e da sociedade para que ela seja justa e igualitária.
2. Disponibilizar tempo para cuidar da dimensão afetivo-racional. Saber lidar com os afetos, emoções, autoconhecimento da condição humana, da personalidade, dos limites e fragilidades afetivas. Também a razão foi dada para continuar a obra da criação. Dedicar tempo ao estudo, à compreensão da dinâmica da sociedade, saber fazer uma crítica social e política sem desrespeitar a dignidade das pessoas. Entender o mundo nas suas construções históricas e contradições.
3. Disponibilizar tempo para cuidar da dimensão espiritual. Intensificar a amizade com Deus através da oração, do amor à Eucaristia, participando do grupo de jovens, amando a Deus e ao próximo. Uma espiritualidade que brota do Evangelho vivido.
Rezar é integrar a vida em Deus. Você, jovem, precisa buscar uma integração pessoal cada vez maior. Há momentos na vida que exigirão verdadeiro malabarismo para não cair na onda do mais fácil, do mais prazeroso. Vão exigir escolhas dolorosas, custarão sacrifícios, cujos frutos serão a paz interior e a tranquilidade de consciência. Por isso, vão exigir de você uma verdadeira disciplina, organização do seu tempo e atenção. Você tem uma grande capacidade de planejar, de criar, de inventar. Use isso para fazer da sua vida e da vida dos outros o melhor e o mais perfeito.


Nenhum comentário: